(71)

Controle Acesso Ponto

Controle acesso ponto: Entenda o que é e qual sua importância

A busca por um sistema de controle acesso ponto pode gerar muitas dúvidas aos empresários que desejam registrar a jornada de trabalho dos seus colaboradores, e essas dúvidas muitas vezes podem acabar prejudicando na escolha do melhor equipamento.

Por essa razão, iremos esclarecer tudo sobre esse sistema e como ele pode ser útil para seu negócio.

Quando falamos no controle de ponto eletrônico, podemos descrevê-lo como um sistema que funciona para registrar a jornada dos funcionários. Logo, ele é responsável por armazenar os registros de ponto de entrada, almoço e saída.

Provavelmente você já deve ter visto um relógio de ponto em alguma empresa. Ele é um aparelho que, na maioria das vezes, fica posicionado em uma parede ou em cima de algum balcão e fica de fácil acesso para todos.

Dessa forma, os funcionários inserem cartões de ponto ou realizam seus registros utilizando a biometria, a partir de suas digitais, tudo dependerá do modelo do equipamento.

Tipos de relógios de ponto

No mercado, é possível encontrar uma variedade de sistemas de ponto e cada um desses sistemas apresentam características distintas. Portanto, a busca pelo modelo mais adequado é de suma importância e deve ser feita com todo cuidado.

Para auxiliar, separamos a seguir os tipos de relógios mais utilizados pelas empresas e como cada um funciona.

Acompanhe:

  • Relógios de ponto digital: É um dos modelos mais comuns utilizados pelas empresas. Para que os funcionários registrem seus horários nesse modelo, basta que eles tenham a digital cadastrada no aparelho. E para registrar o horário, é preciso apenas aproximar o dedo cadastrado e aguardar a confirmação do relógio;
  • Relógio de ponto cartográfico: O relógio de ponto cartográfico é um dos mais antigos, onde os funcionários utilizam um cartão e passam no aparelho para registrar seus horários.
  • Geralmente esses modelos são mais utilizados nas pequenas empresas, por sua forma de armazenar as informações;

  • Ponto online: Por fim temos o ponto online que é disponibilizado através de um sistema online que permite que o funcionário registre todos seus horários, incluindo entrada, almoço e saída.
  • Esse sistema faz o cálculo do horário em tempo real com base no login que cada colaborador recebe do RH.

Quais são os benefícios do relógio de ponto biométrico para o RH?

Já parou para pensar como o RH fazia antigamente para controlar a entrada e saída dos colaboradores? Era muito mais complicado do que se possa imaginar e demandava muito tempo e cansaço mental.

Para isso, eles utilizavam um livro de ponto onde as anotações eram feitas todas manualmente, pois era a única opção no mercado. Esse método além de simples não era nada seguro, uma vez que estava sujeito a rasuras, fraudes, erros operacionais, entre outros.

Para mudar esse cenário, a tecnologia começou a evoluir cada vez mais e diversas empresas começaram a acompanhá-la, inserindo os melhores sistemas para registros dos colaboradores, tirando um grande fardo das costas do RH.

Entretanto, no mercado há muitas opções de sistemas e cada um pode apresentar suas características e funcionalidades distintas. Por isso, é sempre importante procurar pelo modelo que mais vai se adequar ao seu negócio.

Mas independentemente do modelo, os sistemas de controle de acesso apresentam inúmeros benefícios à empresa e ao RH.

Dentre eles, estão:

  • Segurança para empresa e funcionários: O relógio de ponto é uma forma de garantir que os funcionários estão presentes e trabalhando na hora exata. Sendo assim, serve de comprovante tanto para a empresa quanto para o funcionário, que poderá comprovar sua presença em caso de erros sistêmicos.
  • Além disso, os relógios de ponto armazenam os dados dos colaboradores digitalmente e mesmo se ocorrer algum problema, pode ser feito um backup ou a própria nuvem do equipamento pode ser utilizada para armazenar os dados;

  • Oferece praticidade: Os equipamentos são práticos e fáceis de serem utilizados, já que marcam a presença dos funcionários de maneira automatizada, proporcionando maior facilidade aos colaboradores e ao RH, que vai conseguir ter o controle mensal de forma eficaz e segura;
  • Possui uma variação de modelos: No mercado, os sistemas de pontos eletrônicos podem ser encontrados em variados tipos e modelos, como já mostramos no conteúdo, permitindo que você escolha o ideal para seu negócio e para o número de funcionários disponíveis.

São muitos benefícios oferecidos por um único sistema, por isso, não perca mais tempo.

Se deseja investir no controle de acesso mais adequado para seu negócio, você pode contar com a ajuda da Top Comércio Soluções, uma companhia que atua no mercado desde 2009 e oferece aos seus clientes soluções completas, confiáveis e práticas.

Onde encontrar controle acesso ponto?

Para encontrar controle acesso ponto, catracas, controladores de acesso entre outros sistemas, você pode contar com a ajuda da Top Comércio Soluções, uma companhia que atua há anos no segmento e que oferece as soluções mais atualizadas e tecnológicas para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento!

O sistema de controle de ponto eletrônico armazena e monitora o desempenho da sua equipe. A solução permite acessar e monitorar as marcações de ponto, histórico de presença, consultas, lançamentos e relatórios, processados de forma rápida e confiável através de cálculos automáticos.

Para encontrar a melhor opção para seu negócio, a Top Comércio Soluções disponibiliza os melhores modelos do mercado, a fim de proporcionar maior facilidade para sua empresa e para todos seus colaboradores.

.